Floripa ganha trilhas sustentáveis para bike



CicloTrilhas Floripa é um movimento pela conservação de trilhas e legitimação do uso da bicicleta na capital do Estado de Santa Catarina.




Ciclotrilhas Floripa no "centro" da cidade
© JONATHA JUNGE


Florianópolis é uma cidade conhecida por suas inúmeras praias, pesca e esportes aquáticos, como o surfe, kitesurfe, entre outros, além de sede do Ironman Brasil. No entanto, o que muita gente não sabe é a forte cultura da bicicleta de montanha, desde a construção de trilhas à preservação ambiental de caminhos históricos da Ilha de Santa Catarina.



Ciclotrilhas Floripa
© JONATHAJUNGE


O que começou informalmente por apaixonados pelo mountain bike, em 2005, através de projetos como Bike&Ride Floripa, Ekoeté Mountain Bike, Caminhos do Sertão, Grupo 2 Rodas... ao desbravar trilhas e caminhos usados por pescadores até então "inacessíveis" para bikes, dez anos depois surgiu o projeto CicloTrilhas Floripa, movimento oficial sem fins lucrativos que busca conservar e readequar trilhas para bike, totalmente formado por voluntários. O grupo propõe o uso organizado de trilhas bem projetadas, viabilizando assim o uso sustentável e consciente de áreas de preservação para o lazer da comunidade.



Batalhão Ciclotrilhas Floripa
© JONATHA JUNGE


"O Ciclotrilhas Floripa surgiu em 2015, quando alguns ciclistas locais começaram a discutir como manter e melhorar as poucas e precárias trilhas usadas para mountain bike até então. Florianópolis possui cerca de 200km de trilhas cadastradas para o público em geral, onde uma pequena fração de trilhas turísticas, não adequadas para bicicletas, recebiam manutenções frequentes por parte de programas mantidos pelos orgãos públicos. O grupo selecionou aquelas que era mais adequadas a bicicleta e que já demonstravam interesse dos ciclistas. São cerca de 20km de trilhas. Todas na região central da ilha," conta Cristiano Sarturi, um dos coordenadores.



Ciclotrilhas Floripa: construção e manuntenção
© JONATHA JUNGE

Voluntariado


O interesse comum de querer pedalar boas trilhas uniu essa galera.


"O grupo Ciclotrilhas Floripa conta hoje com mais de 150 ciclistas interessados, onde cerca de 40 doaram algum valor para compra e aluguel de ferramentas, aproximadamente 20 membros participam ativamente das manutenções voluntariamente e 8 ciclistas voluntários estão na organização do grupo."



Ciclotrilhas - apoio de lojistas
© JONATHA JUNGE

Atuação


"Florianópolis ser reconhecida como a cidade pioneira no uso organizado de trilhas para mountain bike, onde emergiu uma comunidade ativa e que, com apoio e autorização dos órgãos públicos, trabalhou na conservação de um sub-conjunto de suas trilhas, identificadas e sinalizadas, sustentáveis e de altíssima qualidade, movimentando a economia local e onde os ciclistas fazem o papel de monitores do meio ambiente" projeta o grupo.



Ciclotrilhas Floripa
© JONATHA JUNGE


Para isso, o Ciclotrilhas tem atuado com manutenções periódicas nas principais trilhas da região central de Florianópolis e também tem reaberto trilhas históricas que estavam fechadas e tomadas pela vegetação há muitos anos. Tudo sempre feito após criteriosa análise de cada trilha, tanto através de mapas quanto em caminhadas "in loco" para verificar as reais condições das trilhas e quais os tipos de intervenções que são necessárias, que podem ser: o manejo de vegetação, ajustes de inclinação, drenos, plantio de mudas, readequações de traçados para evitar erosões, destaques para espécies em extinção, entre outras atividades."



Ciclotrilhas Floripa: visual da Lagoa da Conceição
© JONATHAJUNGE

Preocupação ambiental


De acordo com os coordenadores, o Ciclotrilhas desde o início se preocupou com o respeito ao meio ambiente e com a sustentabilidade das trilhas a longo prazo. Todas as trilhas usadas ficavam em Áreas de Preservação Permanente (APPs), que compõem a maior parte de Florianópolis.


Veja abaixo um dos vídeos de referência usado pelo grupo:



"O grupo aplica técnicas sustentáveis de manejo de trilhas desenvolvidas e compiladas por anos pela Associação Internacional de Mountain Bike (IMBA) , as quais se mostraram altamente eficazes no combate a erosão e degradação das trilhas. Ao mesmo tempo se iniciou um contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), responsável pelas APPs (Áreas de Preservação Permanente, protegidas por lei).



Ciclotrilhas Floripa
© JONATHAJUNGE

Principais caminhos sob os cuidados do Ciclotrilhas


Grupo adotou cerca de 20km de trilhas históricas, com destaque para três regiões: Bairro João Paulo, em que o objetivo é a oficialização de um bike park com trilhas orientadas para o XCO; Maciço da Costeira que envolve os bairros do Pantanal e Córrego Grande; por fim, Caminho do Travessão no bairro do Itacorubi.



Ciclotrilhas: Cervejas Hoffmann
© CICLOTRILHAS: CERVEJAS HOFFMANN


Trilhas de bike:

Trilha do JP (Bairro João Paulo);
Trilha do Berne (Maciço da Costeira);
Trilha da Antena (Maciço da Costeira);
Trilha do Colinas (Maciço da Costeira);
Trilha do Canto da Lagoa (Maciço da Costeira);
Trilha da Pedrita (Maciço da Costeira);
Trilha do Travessão (Travessão);
Trilha da Igrejinha (Travessão);


OBS: explore as trilhas com os app Strava e TrailForks.



Ciclotrilhas - Gravatá
© JONATHAJUNGE

Legado


A cada dia o grupo se fortalece e recebe notoriedade perante aos orgãos públicos.



Ciclotrilhas Floripa
© JONATHAJUNGE


"Em 2016 o Ciclotrilhas Floripa começou a apresentar todo esse trabalho, suas técnicas, seu respeito pelo meio ambiente e, principalmente, seu amor por pedalar nas montanhas de Florianópolis, para a comunidade local. Começaram então a realizar apresentações nas diversas lojas de bike de Florianópolis. Assim ganhavam apoio dos lojistas e cada vez mais pessoas se identificavam e entravam para o grupo.



Ciclotrilhas
© JONATHAJUNGE


Todo esse movimento despertou o respeito da FLORAM, Prefeitura de Florianópolis e orgãos locais. O objetivo era oficializar as trilhas e o trabalho realizado pelo grupo nas montanhas da ilha. O resultado é a inserção do Ciclotrilhas Floripa no Programa Roteiros do Ambiente, que busca a restauração e conservação das diversas trilhas da ilha. Com isso, as trilhas poderão ser sinalizadas e terão manutenção adequada e mais organizada. Pois até então todo esse trabalho realizado pelo Ciclotrilhas Floripa nas Áreas de Preservação Permanente foi feito de forma informal, sem avisos públicos," completa o porta-voz do Ciclotrilhas Floripa, que é organizado por: Alexandre Schulter; Allan Zorzin; Cristiano Sarturi; Diogo Fontes; Felipe; Jeronimo Jaques; Jonatha Junge; Kaiser; e Normando Pereira.

Fonte: Red bull

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.